Mulher: trabalhar para o povo e com o povo
O dirigente, a todos os níveis, no serviço público ou privado, revela a sua verdadeira liderança na maneira como se apresenta e serve.
Esta semana vi um exemplo inspirador da Primeira Dama, Gueta Chapo. Foi durante as celebrações do Dia da Mulher Rural, que demonstrou o gesto que se deve (deveria) multiplicar no verdadeiro sentido, e não cosmético como temos vivido vezes sem conta.

E desde então, da minha infância e juventude, entendi que o dirigente que trabalha para o Povo, deve estar com o Povo, escutando, compreendendo e partilhando os seus desafios, e que ao agir assim esse dirigente se torna a ponte de esperança e cristaliza a governação do dia. E a imagem transmitida neste trabalho da Mãe da Nação, mostrou que a força não vem do poder, mas da empatia; não do cargo que ocupamos, mas do compromisso com a dignidade humana.
Em Moçambique, onde as vozes do Povo clamam por justiça e inclusão, a mulher líder é símbolo de coragem e amor ao bem comum. O gesto da mamã Gueta, inspirou confiança e renovou o sentido de comunidade; mamã Gueta mostrou que servir o Povo, estando com o Povo, é o maior acto de liderança, e que liderar é cuidar das pessoas com o coração aberto, sem hipocrisia nem falsidade.

