*A transparência e a integridade são mais do que valores de liderança; significam a demonstração do mais básico respeito*.
Quando um líder partilha informação com clareza, quando age com honestidade e assume decisões de forma aberta, está a dizer ao Povo que ele é merecedor da confiança. Acompanho, com alguma satisfação, o anúncio de vários projectos estruturantes e não só, que dominarão o investimento em infraestruturas económicas e sociais nos próximos tempos. Isto é bom, porque mostra certa vontade de fazer mais, e se for de forma transparente e íntegra melhor ainda, para todos nós.
Em Moçambique, esta perspectiva parece ganhar força quando percebemos que o Presidente da República tem dado sinais que mostram uma liderança que busca transparência, integridade e responsabilidade pública. Ansiosos todos estamos para que não seja um simples sinal discursivo e apelativo, mas um verdadeiro sinal que eleve, na prática, o padrão da governação e fortaleça a confiança entre instituições e cidadãos.

Esta postura dialoga profundamente com o legado de Samora Machel, que sempre afirmou que “liderar é servir o Povo”. Samora defendia uma liderança que não se distanciava das pessoas, mas que caminhava com elas, com firmeza, simplicidade e verdade. Para ele, servir significava ouvir, proteger, educar e orientar — nunca governar para si, mas para o bem comum. Hoje, quando juntamos o compromisso histórico de liderar para o Povo à exigência contemporânea de liderar com transparência e integridade, percebemos que o bem governar assenta na coerência. Porque liderar é sobre assumir os erros, aprender, comunicar com clareza e colocar o interesse colectivo acima de qualquer agenda.
Ontem, um amigo internauta pediu a minha opinião sobre o impacto da modernização do Posto Fronteiriço de Ressano Garcia. Entretanto adianta: “não tenho confiança nenhuma, meu cepticismo é enorme, porque há falta de cometimento em fazer obras de qualidade, para o bem comum”. Este cepticismo também converge com o meu, apesar de eu ter enumerado os inúmeros benefícios económicos e sociais do projecto, há lá no fundo, não profundo, a dúvida se a transparência, integridade, responsabilidade e a seriedade nas obras dominarão o curso das obras, ou se as “nhongas” e a corrupção não serão os grandes “bosses” deste empreendimento. Nesse misto de incertezas, está o voto de confiança de que é possível criar esperança; as pessoas não querem segredos desnecessários, nem agendas escondidas, querem ver os empreendimentos a gerarem benefício popular.
E essa esperança busca-se no discurso Presidencial, que tem sido forte e recorrente, de combate à corrupção e punição severa dos infractores, ainda que pouco visível a prática, há demonstração de que a liderança moçambicana tem consciência de que se deve ancorar em valores de ética e integridade na governação. Porque é mais do que certo que há um denominador comum para os moçambicanos: paz, união, estabilidade e um Moçambique mais justo, com uma governação transparente, íntegra e mais digna para todos.



-
-
-
-
-
-
Show CommentsLorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry’s standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.
It is a long established fact that a reader will be distracted by the readable content of a page when looking at its layout.
A web generator and jQuery plugin, Delorean Ipsum uses the script from Back to the Future to generate quotable lorem ipsum.
A web generator and jQuery plugin, Delorean Ipsum uses the script from Back to the Future to generate quotable lorem ipsum
Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry’s standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book
Lorem Ipsum has been the industry’s standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book