Mulher: rigor e simplicidade
Quando encontro simplicidade e rigor na mulher, vejo o poder da empatia e a grandeza do carácter.
E a minha convicção resume-se ao facto de que é na forma humilde, de saber trabalhar, ouvir e conviver, que se revela a verdadeira dignidade e caráter de uma mulher.
Porque o “poder” que verdadeiramente inspira, é aquele que respeita, acolhe e transforma outras pessoas, sem perder a essência humana. Em Moçambique, onde os desafios sociais pedem corações sensíveis e mãos solidárias, o verdadeiro poder e liderança feminina revelam-se na humildade e no cuidado que se tem com os outros.

Falo aqui de Maria da Luz Guebuza; uma mulher que uma vez dirigente, nunca distanciou dos que outrora foram seus colaboradores. Está sempre por perto, e com empatia partilha momentos de amizade e esperança, transformando o seu carisma e simplicidade em força para os que estão ao seu redor. Mulher de rigor e respeito; respeito que demanda para si e confere aos outros (que o façam para merecer).
Pois é isso… Mami Luz, a sua infinita grandeza, reside na confiança que inspira a muitos com a sua simplicidade em manter pontes e simpatias em qualquer lugar por onde passa. Uma grandeza dignificante, que se consolida ao cumprimentar, na palavra de carinho, no aconselhamento e na motivação que empresta aos que cruzam, por bem, o seu caminho.
É isso aí…como humanos temos defeitos e virtudes; o importante é que na vida precisamos de fazer a combinação entre o rigor e a exigência, o respeito e a simplicidade, o carácter e o saber ser e estar; para que possamos granjear igual respeito, reconhecimento e vénia eterna.
Haja saúde!

